História
Na primeira década do Século XX contava algumas moradias, dispersas na proximidades da lagoa de Mucambo, mas constituindo um núcleo que já reclamava assistência espiritual. Em 8 de setembro de 1907, o padre Joaquim Severiano, vigário em Ibiapina, celebrou, em casa de Lourenço Pereira, a primeira missa, inciando, no mesmo ano, com a ajuda de Lourenço Pereira, e Serafim Pereira, vultos de influência, uma capelinha dedicada à senhora de Santana, Padroeira do lugar, a qual foi benta no dia 25 de março de 1908. No ano seguinte, junto à capela, realizou-se a primeira feira pública, continuando a efetuar-se, no mesmo local, até 1915, ano em que se transferiu para novo ponto, onde está edificado o Mercado Público que teve como primeira professora D. Maria Sophia de Matos. o povoado veio a apresentar maior crescimento e deve seu maior progresso a industrialização da banha de porco - iniciativa da firma Napoleão Neri Aguiar. A partir de 1930, sob a orientação de Rafael Cláudio de Araújo, a indústria tomou maior impulso, estabelecendo intenso comércio com cerca de vinte e dois municípios.
[editar]A escolha da padroeira
Segundo o sr. Luís Lino (Luis Gonzaga Gomes), memória viva da história do município, neto do sr. Lourenço Pereira, aconteceu um fato pitoresco durante a escolha da padroeira de Mucambo. O padre Severiano indicou senhora Sant`Ana, mas o sr. Lourenço, doador do terreno onde foi construída a capela, queria que a mesma fosse consagrada à Imaculada Conceição. para desfazer esse impasse, o padre sugeriu que fossem acesas duas velas, uma para cada santa. A que permanecesse acesa por mais tempo, seria a padroeira. quando a vela da Imaculada Conceição apagou-se, o padre teria dito em tom solene: "Bendita é a filha que cede a casa para sua Mãe". Como se sabe, Sant`Ana é a mãe de Nossa Senhora.
[editar]Geografia
Localiza-se a uma latitude 03°54'34" sul e a uma longitude 40°44'48" oeste, estando a uma altitude de 170 metros. Sua população estimada em 2004 era de 14.765 habitantes. Possui uma área de 240,26 km².
[editar]Formação Administrativa
O Distrito de Mucambo, foi criado pela lei municipal nº 10, de 03-08-1893, subordinado ao município de Ibiapina. Através da lei estadual nº 2160, de 12-12-1953, foi desmembrado de Ibiapina, tornando-se município autônomo. Instalado em 25-03-1955, foi subdividido em dois distritos: Mucambo (sede) e e Carquejo. Posteriormente criou-se o distrito do Poço Verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário