domingo, 4 de abril de 2010

Palmácia


História

A fundação do município de Palmácia adveio da ocupação de sobras das sesmarias nas encostas

as setentrionais do Maciço de Baturité. As primeiras notícias dessa ocupação são do final do primeiro quartel do século XIX, por ocasião da seca de 1825. Um ramo de dois clãs importantes do povoamento cearense (Queirós e Sampaio), concorreram para a formação do novo núcleo familiar da região. Aos poucos, a população foi crescendo. Como o povo tinha que sair para cumprir seus deveres religiosos, tiveram a ideia de criar um oratório e, encorajados pelo padre Custódio de Almeida Sampaio, deram início, em junho de 1891, à edificação de uma pequena capela, ampliada mais tarde pelo Monsenhor Antônio Tabosa Braga. Com a construção do templo, novas habitações começaram a surgir formando um "arruado" denominado Arraial das Palmeiras. Afim de facilitar a transmissão de correspondência postal, palmeiras teve seu nome mudado para Palmácea (impropriamente escrito Palmácia. Em 28 de agosto de 1957, Palmácia foi emancipada oficialmente.

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 9.666 habitantes. Área: 116 km²

Palmácia - distante 65 km de Fortaleza. O nome primitivo do povoado que deu origem ao lugar era Palmeiras.

O topônimo Palmácia, de formação erudita, vem de Palmaceae, família botânica das palmeiras. Antes de Palmácia, o nome sugerido foi Pindobal que também significa terra das palmeiras, mas não foi aceito pela população local. `

Palmácia foi emancipada no dia 28 de agosto de 1957.

O Município faz parte do Maciço de Baturité.

Turismo

Palmácia tem vários pontos turísticos como a Cachoeira do Chuvisco uma das mais belas cachoeiras de palmácia,o Solar dos Sampaios localizada, no Centro da Cidade é é uma construção do século XX,o Açude da Comição um belo açude localizado na Sede de Palmácia,a Pedra do Bacamarte uma pedra muito grande encontrada em cima da serra bacamarte é uma arma e dizem que um soldado deixou cair em cima da pedra por isso o nome Pedra do Bacamarte,e o Casarão dos Linhares uma contrução antiga do século XX e se localiza na subida da serra,a Igreja Matriz,a Praça Pe.Perdigão Sampaio localizada vizinho a Igreja e ao Solar dos Sampaios,a biblioteca Prof.Vicente Sampaio onde está o Bicho da Água Verde um Jacaré o povo que morava na ã do Açude da Água Verde viu um bicho mais eles não sabiam o que era então chamaram de bicho da Água Verde.O Prof.Vicente Sampaio era um grande mestre e poeta ele escreveu alguns livros e uma poesia que era assim "Palmácia lhe aguarda a chegada com o frescor da sombra e o calor da hospitalidade",e o Açude da Água Verde um belo açude ao lado da serra e a Praça da Prefeitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário