Etimologia
O topônimo Ocara vem do tupi-guarani e significa palco, terreiro ou terraço de aldeia ou taba. Sua denominação original era Jurema e, desde 1943, Ocara[5].
[editar]História
A região entre os rios Choró e Piranji e a Serra do Cantagalo era habitada por índios como os Jenipapo, Kanyndé[6],[7], Choró, Jaguaribana e Quesito. Com a catequização realizadas pelos jesuítas junto aos índios da região, e a introdução da pecuária na época da carne seca e charque; e depois a implantação do café e algodão no final século XVIII, surgiramfazendas e núcleos urbanos, e Ocara foi um destes.
[editar]Geografia
[editar]Clima
Tropical quente semiárido com pluviometria média de 810 mm [8] com chuvas concentradas de janeiro à abril[9].
[editar]Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são os riachos do Mulungu (afluente do Rio Choró); do Serrote e Juazeiro (afluentes do Rio Piranji); e diversas lagoas e açudes.
[editar]Relevo e solos
Em Ocara não se encontra grande elevações, mas sim dois serrotes: da Ocara (270 metros acima do nível do mar) e da Curupira (177 metros acima do nível do mar).
[editar]Vegetação
Caatinga arbustiva densa.
[editar]Subdivisão
O município é dividido em seis distritos: Ocara (sede), Arisco dos Marianos, Curupira, Novo Horizonte, Sereno de Cima e Serragem.
[editar]Economia
A economia de Ocara é baseada na agricultura e pecuária. Existem duas indústriasalimentícias.
[editar]Cultura
O principal evento cultural é festa do padroeiro, Santo Antônio (13 de junho).
[editar]Política
A administração municipal localiza-se na sede, Ocara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário